segunda-feira, 4 de abril de 2011

Risoto de Carne com Vinho e Requeijão


Esse foi meu delicioso almoço de domingo! Mais uma receita testada da Dany (comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut). Tá aprovada, viu?

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 dentes de alho picados
1 cebola picada (usei metade)
500 gramas de carne cozida, picada em cubinhos
2 xícaras de arroz carnarolli (usei o comum mesmo)
3 tomates sem pele e sem sementes picados
1 xícara (chá)de vinho branco seco
5 xícaras (chá) de água fervente
2 cubos de caldo de carne
Sal à gosto
1 copo de requeijão
Salsinha e parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Numa panela, aqueça o azeite, coloque o alho, a cebola e refogue. Junte a carne e misture. Acrescente o arroz, o tomate e mexa bem. Coloque o vinho e a água com os cubos de caldo de carne dissolvidos. Se necessário, acerte os temperos. Cozinhe o arroz, mexendo ocasionalmente. Se necessário, colocar mais água. Quando secar, desligue o fogo e misture o requeijão e a salsinha. Sirva bem quente.

Dicas:

A carne pode ser qualquer uma, desde que esteja bem limpa e macia. Usei filé mignon, então só precisou dar uma fritadinha antes de misturar no arroz. Se for usar uma carne como patinho, coxão duro, etc., cozinhe na pressão.
Eu temperei a carne antes de fritar, por isso usei apenas meio tablete de caldo de carne e não precisou colocar mais nenhum tempero. A receita da Dany pede 2 tabletes de caldo de carne e também sal a gosto. Na minha opinião, apenas 1 tablete de caldo de carne basta, e nem precisa colocar mais sal. Mas isso vai do gosto de cada um.
Eu não coloquei a água toda de uma vez, fui colocando aos poucos conforme ia secando, até o arroz ficar bem macio. Se quiser mais cremoso, coloque mais água no final.

2 comentários:

Eu comentaria isso!