terça-feira, 19 de abril de 2011

Torta de Atum


Estava procurando uma receita de torta de atum e descobri que tinha várias no meu acervo. Fiquei tão em dúvida que resolvi fazer essa da minha mãe, pois era garantido de dar certo. Minha mãe usa sardinha, mas prefiro atum.

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos inteiros
1 xícara (chá) não muito cheia de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) não muito cheia de óleo
1 e ½ xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio:
2 latas de atum sem o óleo
½ cebola picadinha
2 tomates sem sementes, picados
1 pimentão picado
1/2 lata de ervilhas
1/2 lata de milho verde

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento. Misture-o depois, manualmente. Despejar toda a massa numa fôrma média, untada com óleo.

Para o recheio:
Espalhar todos os ingredientes sobre a massa crua. Levar para assar até ficar dourado.

Dicas:

Algumas pessoas gostam de cobrir essa torta. Para fazer assim é só reservar metade da massa, colocar os ingredientes e depois cobrir, ajeitando com as costas de uma colher. Fazer dessa forma é um pouco mais trabalhoso, pois a massa é líquida e é um pouco chato trabalhar com ela.
Outra ideia é colocar os ingredientes diretamente na massa e despejar a mistura de uma só vez numa assadeira untada.
Fiz metade dessa receita, numa assadeira pequena.

Um comentário:

Eu comentaria isso!