quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bolo Superamanteigado


Não é o meu preferido, mas as vezes tenho vontade de comer um bolinho simples, bem fofinho e sem um nadinha de calda/recheio/cobertura. Ganhei um livro bem legal só de bolos - "Bolos para todos os gostos", e sim, tem todo tipo de bolo lá. Este que eu fiz está na página 48. Confesso que quando a massa ficou pronta, pensei que não ia prestar porque dá uma massa grossa, pesada... me enganei. O bolo é super fofo e delicioso.

Ingredientes:

250 gramas de farinha de trigo com fermento*
1 colher (chá) de fermento em pó
250 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 gramas de açúcar
3 ovos batidos
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e forre o fundo de uma fôrma de bolo inglês de 900 gramas. Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó em uma tigela. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar em creme por 4-5 minutos, até ficar claro e fofo. Acrescente aos poucos os ovos, o leite e a essência de baunilha. Incorpore a mistura de farinha até ficar homogêneo. Colque a massa na fôrma e nivele. Asse por 50-55 minutos, até ficar firme ao toque e um palito espetado no centro sair limpo. Deixe esfriar na fôrma por 10 minutos, desenforme sobre uma grade e espere esfriar. Sirva em fatias.

Dicas:

*Aqui em casa não tem dessa farinha com fermento, então ao invés de usar 1 colher de chá de fermento, usei 1 colher de sobremesa.
Se quiser uma cobertura crocante, polvilhe açúcar cristal sobre a massa antes de assar.

2 comentários:

Eu comentaria isso!