segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bolo Trufado de Abacaxi


A receita desse bolo é muito famosa na internet. Eu a acompanho faz tempo, desde que vi pela primeira vez lá no orkut, mas só agora resolvi fazer. Por que essa demora para fazer uma receita tão boa? É que não sou muito de comer frutas. Abacaxi é uma fruta que passei a gostar não tem muito tempo, mas confesso que não como se for pura. Só vale se estiver num bolo ou num pavê, por exemplo. Esse é o bolo trufado de abacaxi da Cynthia Goetz. Para ver a postagem original, basta clicar no site dela, o Receitas da Cyn. O bolo fica realmente muito bom nessa mistura de chocolate branco e abacaxi, vale experimentar. A cobertura é do Mauro Rebelo, um merengue um pouquinho diferente do que eu estou acostumada a fazer. A receita do merengue eu peguei aqui.

Ingredientes:

Para o bolo:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento

Para o recheio:
1 abacaxi pequeno
Açúcar para cozinhar o abacaxi
500 gramas de chocolate branco nobre de boa qualidade (não pode ser fracionado e nem hidrogenado)
1 lata de creme de leite (sem o soro)
1 colher (sopa) de conhaque (não coloquei)
1 colher (chá) de essência de abacaxi

Para a cobertura:
1 xícara (chá) de claras
1 xícara (chá) de açúcar
Gotas de baunilha (a gosto)

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma redonda (20 cm), untada e enfarinhada, e leve para assar.

Para o recheio:
Descasque e pique o abacaxi em pedaços miúdos. Leve para cozinhar com 1/2 xícara de açúcar se o abacaxi estiver docinho ou com 1 xícara de açúcar se o abacaxi estiver azedo. Não coloque água e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo, até apurar bem. Isso leva mais ou menos 10 minutos. Deixe esfriar e depois coe para remover o caldo formado. Despreze o caldo e reserve o abacaxi cozido.
Derreta o chocolate com o creme de leite, junte a essência de baunilha e o conhaque. Misture tudo e depois junte o abacaxi reservado. Leve para gelar até a trufa ficar consistente.

Para a cobertura:
Coloque as claras e o açúcar em uma panela e leve ao fogo para esquentar mexendo rapidamente. Esquente bem, mas não deixe as claras cozinharem. Bata na batedeira junto com gotas de baunilha até que fique na consistência para trabalhar com saco de confeitar.

Montagem:
Espere a massa do bolo esfriar e corte em 2 metades. Molhe cada uma com uma calda de sua preferência (molhei com leite e açúcar). Na própria forma onde o bolo foi assado, coloque uma metade de massa. Despeje todo o recheio e cubra com a outra metade. Leve para a geladeira por cerca de 4 horas para firmar bem. Desenforme e cubra com o merengue. Decore a gosto.

Dicas:

Eu não fiz a receita da massa do bolo da Cynthia porque já havia feito em outra ocasião e não deu muito certo comigo, então usei uma massa que já estou acostumada a fazer. Também fiz meia receita do bolo dela, pois rende muito. Outra modificação foi não colocar conhaque no recheio. Sei que dá um gostinho bom e é isso que deixa "trufado", mas ainda não aprecio o sabor de bebidas em doces.
Esse bolo não tem uma validade muito grande, pois o abacaxi solta água no recheio. O merengue também "murcha", vai perdendo o volume com o passar dos dias. Consuma este bolo em até 3 dias.




25 comentários:

  1. Adoro abacaxi no recheio de bolos, e estava até pensando em fazer já, mas vc falou que não não tem validade muito longa. Vou esperar a casa estar mais cheia. De qualquer forma, seu bolo ficou lindo e inspirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, o meu bolo não azedou, mas depois de 3 dias ficou bem feinho e excessivamente úmido. É bom mesmo esperar a casa encher rsrs.

      Excluir
  2. Hummmm que delíciaaaaaa adoro abacaxi, me deu vontade de comer rsrssrr.Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Vc tem que abrir um comercio!!! Vou ser a cobaia!!! Que sacrificio ne?? kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olá Karen, bom dia!!
    Fico feliz que voce tenha gostado do meu recheio de trufa de abacaxi, mas vou te contar umas coisinhas rsrs
    O doce de abacaxi, sendo bem cozido, e sequinho, não solta líquido no recheio não. Eu costumo deixar o doce numa peneira antes de colocar na mistura do chocolate.
    O caldo que o abacaxi cozeu, não despreze, utilize-o para molhar seu bolo (massa), fica com o sabor mais acentuado do abacaxi.
    Com este recheio eu já fiz muita trufa, deixando-o mais firme, colocando menos creme de leite, boleando e banhando em chocolate meio amargo, fica divino e dura pelo menos 1 semana, em temperatura ambiente, pois a fruta estando bemmmm cozida, não tem perigo de azedar, e usando a bebida na mistura, aumenta a validade.
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia, muito obrigada pelas dicas. Deve ser por isso então que o meu bolo não ficou bom por tantos dias, cozinhei pouco o abacaxi. O próximo vai durar mais tempo, quero dizer, se sobrar rsrsrs bjos

      Excluir
    2. Cyntia !Queria saber se o conhaque,fica muito acentuado,pois criança irá comer.Obrigada!

      Excluir
    3. Para a Cynthia te responder, posta um comentário lá no blog dela, tem o link no texto lá em cima! Aqui ela com certeza não vai ver. Bom, eu nunca coloquei o conhaque e acho que fica delicioso. Faça sem, melhor garantir! um beijo.

      Excluir
  5. Nossa estou loka pra fazer essa receita . Estouu de agua na bokA.

    ResponderExcluir
  6. Deve ser muito bom .. Quero fazer pro niver da minha sogra. Que vai ser agora 1 de outubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mesmo dia que nasceu meu filho!
      Depois conta como ficou!

      Excluir
  7. Estou com água na boca pra provar este bolo !!! Qual foi a receita da massa que voce usou para este bolo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A receita da massa está postada juntamente com a receita do recheio, veja acima. Usei uma massa minha ao invés da massa do bolo da Cynthia, a dona da receita. Se vc quiser ver a receita da massa dela, clique no link que postei lá na descrição do bolo.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Olá Karen, mãos de fadas!!!

    Fiz este receita no mês de março 2015, para o aniversário da minha irmã....foi um sucesssooooo!!!!!
    Aprovadíssimo, como sempre!!!!!!!
    Parabéns!!!

    Bjusss

    Ivete

    ResponderExcluir
  9. Olá, parabéns, q bolo lindo!! farei a receita e volto pra contar. Se vc me permite o bolo poderia ser molhado com a própria calda que se formou do recheio do dixe de abacaxi. Obrigada, beijos e sucesso.
    🎉😙😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu já fiz outras vezes e usei a calda para molhar sim! Fica ótimo mesmo! Beijos

      Excluir
  10. Ainda não fiz mas quero fazer só tenho uma dúvida. Ninguém aqui em casa gosta de creme de leite então ele pode ser substituído ou não aparece o gosto dele e sua função no recheio é somente deixa-lo mais cremoso?
    E tem como fazer o recheio com o abacaxi não com a essência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izadora! Sobre a essência, é só para acentuar o sabor. Apesar de constar na receita (quis manter os ingredientes originais da criadora), eu nunca coloco! Pode fazer sem.
      Sobre o creme de leite, não dá mesmo para tirar. É ele quem vai deixar o creme de chocolate branco com a consistência certa, de ganache! Eu não acho que fica com sabor de creme de leite não, o sabor predominante é o do chocolate branco e principalmente, do abacaxi do outro recheio.
      beijos!

      Excluir
  11. Bom dia.pode fazer e publicar um bolo com recheio trufado de maracuja e glace de maracuja com leite condensado?obrigada.fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aqui no blog tem boas receitas de recheio de maracujá! Dá uma olhadinha: https://eucomeriaisso.blogspot.com/search?q=maracuj%C3%A1
      :-)

      Excluir

Eu comentaria isso!