segunda-feira, 11 de março de 2013

Tiramisù "Fake"



Sempre tive curiosidade em provar essa sobremesa, mas faltava-me coragem para fazer, pois leva café e também uma bebida alcoólica, coisa que não costumo apreciar em doces. Eu imaginava que a combinação "café no doce" (com ou sem bebida), deveria ser ruim. O fato foi que minha irmã me fez vontade. De tanto ela falar no dito cujo, acabei decidindo correr o risco de preparar um doce (caro!) que pudesse não fazer sucesso aqui em casa. Achei uma receita muito interessante num livro que tenho em casa, o volume "Itália" da coleção "Cozinha do Mundo", da Editora Abril. Adorei essa receita porque, além de nem mencionar o famoso e caro vinho italiano Marsala, diz que o licor é "opcional". Claaaro! Por que não pensei nisso antes? Se não gosta, basta não colocar, né? Mas aí não é o tiramisù. Ou é? Então acabei batizando o meu de "Tiramisù Fake".
"Muitas regiões italianas disputam a autoria desse apreciado doce. As principais variações dependem do tipo de bebida alcoólica utilizada, como conhaque, uísque, rum ou licor de café."
Na primeira oportunidade que tiver, vou roubar um pouco do licor de café da minha irmã e fazer o doce com a bebida, juro!

Ingredientes:

200 mL de creme de leite fresco
5 colheres (sopa) de açúcar
4 gemas
500 gramas de queijo mascarpone
200 gramas de biscoito tipo "champanhe"
4 colheres (sopa) de café expresso (usei um café comum bem forte)
4 colheres (sopa) de licor Amaretto (opcional)
Cacau em pó

Modo de preparo:

Bata o creme de leite com 1 colher de açúcar até quase chegar ao ponto de chantilly. Reserve. Bata muito bem as gemas peneiradas com o açúcar restante na batedeira, em velocidade alta, até o creme ficar liso. Aos poucos, acrescente o mascarpone. Em seguinda, junte o creme de leite reservado. Monte o doce em uma vasilha doce ou em taças individuais, alternando camadas de biscoito regado com o café dissolvido no licor e o creme de mascarpone. Polvilhe cacau em pó na superfície e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Sirva gelado.

Dicas:

Ao invés de creme de leite fresco, usei chantilly de caixinha. Nesse caso, bati o chantilly até quase ficar firme e não coloquei 1 colher de açúcar para bater junto, pois o chantilly já vem adoçado.
Comprei um pote de queijo mascarpone de 350 gramas. Se eu comprasse 2, ia sobrar queijo e eu não queria fazer uma receita muito grande. Então reduzi a receita fazendo o creme com: 350 gramas de queijo mascarpone, 150 mL de chantilly, 3 gemas e 3 colheres de açúcar. Renderam 4 taças.

4 comentários:

  1. Olá Karen. tb não costumo colocar alcool no meu tiramisu e acho maravilhoso na mesma..
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecilia,
      compartilhamos da mesma opinião então! Bjo

      Excluir
  2. Tiramisu... eu comia de certeza, é delicioso.
    Kiss, Susana

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!