quarta-feira, 17 de julho de 2013

Bombom de Amendoim



A ideia original era fazer uns palitinhos de amendoim, imitando um tronco de árvore para compor uma mesa de festa junina. Mas confesso que achei mais interessante (e fácil) fazer em forma de bombom. Delícia!
Fonte: Mais Você

Ingredientes:

250 gramas de amendoim torrado sem pele (1 1/2 xícara de chá)
1/2 pacote de biscoito doce (biscoito de Maizena) - 100 gramas ou 22 biscoitos
200 gramas de leite condensado (3/4 xícara de chá)

Para banhar:
180 gramas de chocolate meio amargo
180 gramas de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Num processador coloque o amendoim torrado sem pele e os biscoitos, bata até ficar como uma farinha. Transfira para uma tigela e adicione, aos poucos, o leite condensado e com as mãos amasse até ficar uma massa homogênea. Leve a massa para a geladeira por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, derreta os chocolates (faça a temperagem adequadamente). Faça as bolinhas, banhe cada uma no chocolate derretido e coloque-as sobre uma folha de papel manteiga e espere secar. Sirva.

Dicas:

Use um bom biscoito! O da marca Piraquê é excelente.
Até hoje tenho problemas com a temperagem do chocolate. Confesso que não uso chocolate fracionado nem a pau, mesmo sendo melhor e muito mais fácil de trabalhar. Acho que o sabor horroroso que eles possuem não compensa a facilidade do trabalho. Mas fica a dica. Voltando ao assunto da temperagem, eu tentei fazer da forma correta mas mesmo assim o chocolate começou a derreter na minha mão depois de um tempo fora da geladeira. Fiz assim: derreti cerca de 230 gramas do chocolate e depois juntei o restante (ralado) delicadamente, mexendo sempre até derreter tudo. Confesso que não testei a temperatura como recomendam. De qualquer forma, eu os conservei na geladeira, então não tinha como derreter.  :-)

2 comentários:

Eu comentaria isso!