segunda-feira, 8 de julho de 2013

Torta Segura Marido



As minhas receitas mais especiais me foram passadas por pessoas queridas. Já mencionei a minha amiga Cleusa aqui no blog antes, pois foi com ela que peguei a melhor receita de pão de queijo já testada por mim, e também a receita de uma divina torta de chocolate branco com coco. A Cleusa tem mesmo mãos de fada e me passou outra delícia, e junto com essa receita ainda recebi vários mimos trazidos por ela da Alemanha. Cleusa, sei que sua saúde não anda bem e de longe estou aqui na torcida por sua recuperação. Obrigada por mais esta receita e também pelos presentes.
Agora, falando da torta... falar o quê? Precisa??

Ingredientes:

Para a torta:
2 e 1/2 pacotes de biscoitos tipo "maizena"
500 gramas de doce de leite (escolha um que seja mais firme)
1 colher (sopa) de manteiga de amendoim (sugestão: a Peter Pan é espetacular)
1 caixinha de creme de leite
200 gramas de creme de leite fresco
4 gotas de essência de baunilha
1 colher (sopa) de rum (e mais um pouco para passar os biscoitos) - não coloquei

Para o crocante:
1/4 xícara (chá) de amendoim torrado e quebrado em pedaços (não triture)
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Para a torta:
Triture no processador (ou liquidificador) aproximadamente 1/3 de um dos pacotes de biscoitos. Abra a lata de doce de leite, retire cerca de 5 colheres de (sopa) e reserve. Pegue o doce de leite restante e misture com a farinha de biscoitos, o rum, a caixinha de creme de leite e a manteiga de amendoim. Pegue uma travessa pequena (eu usei uma forma redonda de 20 cm) e forre com um filme plástico, deixando as sobras nas laterais para facilitar na hora de desenformar. Molhe os biscoitos rapidamente no rum, sem encharcá-los, e faça camadas de biscoitos com o creme. Termine com uma camada de biscoitos. Leve para a geladeira por cerca de 6 horas. Quando a torta estiver firme, bata o creme de leite fresco até ficar em ponto de chantilly. Desenforme a torta já no prato de servir e espalhe o creme de leite batido.

Para o crocante:
Derreta o açúcar no fogo até formar um caramelo, mexendo sempre. Quando derreter, junte o amendoim. Despeje em uma forma untada com manteiga e espere esfriar. Desenforme o crocante já frio e quebre-o em pedaços pequenos (use um saco plástico, ou um pano limpo). Jogue por cima do creme de leite batido para finalizar a torta.

Dicas:

De novo, eu preferi abrir mão da bebida (o rum) no doce porque não gosto, mesmo com a Cleusa falando que faria muita diferença. Preferi não arriscar, já que a torta parecia tão boa e o sabor de bebidas em sobremesas não me agrada.
Sobre a manteiga de amendoim, é muito importante que seja de qualidade. A manteiga de amendoim da marca Peter Pan é excelente, não tem açúcar e não deixa o doce excessivamente açucarado.
Ainda falando de marcas, os biscoitos também fazem diferença. Eu recomendo os da marca Piraquê.
Outra coisa que balanceia o açúcar é a cobertura - o creme de leite fresco - não levar açúcar. Como aqui em casa preferimos tudo mais docinho, acabei adoçando levemente o chantilly. Faça como preferir.
Quando for fazer o crocante, prepare uma forma untando-a com manteiga (ou margarina) e deixe-a previamente no congelador (5 minutos bastam). Isso vai fazer com que o crocante solte mais facilmente da forma.
Não cheguei a usar toda aquela quantidade de biscoitos. Sobrou um pouco mais da metade de um pacote.

Um comentário:

  1. Oi Karen, deve ficar deliciosa... mas nem vou me arriscar, meus meninos não vão comer (meu pequeno nem come bolo, para vc ter uma idéia) e depois quem vai comer tudo sou eu :-(
    Beijos

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!