sábado, 3 de agosto de 2013

Pastelzinho de Forno III



Adoro pastel de forno, tanto que essa já é a terceira versão que posto no blog (para visualizar as outras, basta clicar aqui e aqui). Essa é a receita que minha mãe faz. Deliciosa como são todas as receitas dela, mas tenho que contar que a massa é meio chatinha de lidar.

Ingredientes:

Cerca de 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal dissolvida em 1 xícara (chá) de água
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) não muito cheia de fermento em pó
Gema para pincelar

Modo de preparo:

Amasse todos os ingredientes até desgrudar das mãos. Se necessário, coloque mais farinha. Deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos. Com um rolo, abra a massa em círculos, recheie a gosto (usei um recheio de frango), pincele com gema e leve para assar em forno moderado.

Dicas:

Nada de colocar recheios quentes na massa, ok? Espere esfriar bem, senão a massa já era.
Em geral, massas de pastéis assados são chatinhas de lidar mesmo. Quanto mais você mexe nela, mais difícil fica para abrir. Então tente abrir a massa apenas 1 vez, separando uma pequena porção que seja necessária para fazer 1 pastel. Quanto menos "rebarbas" você tirar da massa para ser reaberta depois, melhor.
Eu tenho mania de sempre colocar muito recheio nos salgados que faço. Por mais que eu tente, sempre sofro na hora de fechá-los. O gostoso é que ficam sempre bem recheados, mas ficam feiosos porque acabam se abrindo enquanto assam.

2 comentários:

  1. Oi.. esse fermento eh o de bolo mesmo ou o de pao? Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fermento de bolo mesmo! quando é o de pão, as receitas sempre especificam como "fermento biológico" ou "fermento para pão". Faz aí e me conta! Bjs

      Excluir

Eu comentaria isso!