quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Arroz Doce da Vó Maria


Vó Maria, mãe do meu pai, faz um arroz doce fantástico! Já postei arroz doce aqui no blog antes (abafa, essa é muito melhor), mas essa receita merece uma nova postagem porque agora peguei todos os segredinhos que a gente só conhece quando vê a pessoa fazer. Pois foi isso mesmo, pedi à vó Maria que fizesse o famoso arroz doce na minha presença. Quer mandar bem na sobremesa? Essa receita não tem erro!

Ingredientes:

2 copos (requeijão) de arroz catado e lavado
1 colher (chá) de manteiga para untar a panela
Cerca de 4 litros de leite de saquinho* (tipo A)
Cerca de 2-3 xícaras de açúcar
2 latas de leite condensado
2 ovos inteiros
Raspas de limão a gosto
Canela a gosto

Modo de preparo:

Aqueça uma panela grande e derreta a manteiga, espalhando bem por todo o fundo da panela. Coloque cerca de meio litro de água fria e junte o arroz lavado. Deixe ferver e vá juntando o leite fervente, aos poucos, mexendo sempre. Quando o arroz estiver secando (fica grosso), junte mais leite. Vá fazendo isso até o arroz ficar bem macio. Só então junte o açúcar, deixe ferver mais um pouco. Coloque as latas de leite condensado, sempre mexendo. No liquidificador, bata bem os ovos inteiros com um pouquinho de leite e despeje na panela do arroz doce. Nessa hora, o conteúdo da panela tenderá a subir muito, não pare de mexer. Prove, acerte o açúcar. Coloque raspas de limão a gosto, misture e desligue o fogo. Polvilhe canela e sirva.

Dicas:

*Minha avó sempre usa leite tipo A (o de saquinho) no arroz doce. De acordo com ela, o leite tem mais gordura que o de caixinha, deixando o arroz doce mais encorpado.
É importante adicionar sempre o leite bem quente no arroz doce. Coloque uma leiteira no fogo ao lado da panela do doce.
Deixe o grão de arroz ficar beeem macio! Isso é importante porque, quando você colocar o doce na geladeira, o grão vai endurecer um pouco (já reparou como o arroz de todo dia fica mais durinho na geladeira?). Se você não cozinhar direito, depois de gelado o arroz doce ficará duro.
Eu tenho receio de usar ovo em muitas receitas, mas nessa receita de arroz doce posso dizer que não tenho mais nenhum. Batendo os ovos no liquidificador, não fica mesmo com gosto de ovo! Pode colocar sem medo. O ovo também está lá para garantir uma cremosidade ao doce.
Cuidado com as raspas de limão! É para quem gosta de azedinho mesmo, porque o gosto pega muito fácil no doce. Minha avó usa aproximadamente raspas de meio limão.
Tá achando que vai muito açúcar? Eu também achei, mas essa quantidade aí não é exagero não. Fica um docinho sem estar enjoativo. Mas é importante colocar aos poucos e ir provando a cada adição para não errar.
Essa quantidade rende um absurdo! Fiz mais ou menos 3/4 de xícara de arroz e comi o doce a semana inteira. Que sacrifício...!

2 comentários:

  1. Oi Karen, onde vc acha leite de saquinho tipo A em Niteroi? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, aqui em Niterói eu nunca achei! Não acho nem mesmo leite de saquinho comum. Na terra da minha avó (MG) tem aos montes. Eu já fiz com leite integral na falta do se saquinho, não fica igualzinho ao da avó, mas fica bem gostoso também.
      Não sei se vc tem como, mas eu costumo trazer muitas coisas de Minas quando vou pra lá. Tenho até um isopor, rs.
      E se achar por aqui, me conta! rs

      Excluir

Eu comentaria isso!