segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Bolo de Chocolate Branco com Morangos


Esse foi o bolo de aniversário de 3 anos do meu filho. Depois de pesquisar e perguntar milhões de opiniões, fiquei com essa ideia: um bolo feito com massa de chocolate preto, um recheio delicioso de chocolate branco e o outro recheio de chantilly com morangos. E não podia faltar chantilly para a cobertura também. Ficou super leve, nada enjoativo e todo mundo gostou.
Agradeço à minha amiga Izabel que me deu várias dicas importantes sobre como melhor utilizar os morangos, e à minha amiga Silvia que me apresentou combinações incríveis de recheios de bolos.

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio de chocolate branco:
3 barras (cerca de 450-500 gramas) de chocolate branco picado (nobre)
1 lata de creme de leite

Para o recheio de morangos:
Cerca de 2 caixinhas de morangos
Aproximadamente 350 mL de chantilly

Para a cobertura e decoração:
Cerca de 350 mL de chantilly
1 caixinha de morangos
Raspas de chocolate branco (nobre)
Gotas de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater muito bem as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescentar o leite e bater apenas para misturar. Por último, juntar a farinha, o chocolate em pó e o fermento peneirados. Misture com um fouet, se não tiver um, bata rapidamente na velocidade mínima da batedeira. Despejar a massa numa fôrma funda (untada e enfarinhada), de aro removível, com 25 cm de diâmetro. Levar para assar em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos.

Para o recheio de chocolate branco:
Derreta o chocolate branco como preferir e misture com o creme de leite (eu derreto o chocolate branco já com o creme de leite direito no fogo bem baixo, mexendo sempre e retirando de vez em quando). Deixe esfriar.

Para o recheio de morangos:
Das 3 caixinhas de morangos que você vai usar nesse bolo, retire 1/3 dos morangos mais bonitos e reserve para a decoração. Higienize os morangos como preferir (leia mais nas dicas!), pique-os e coloque umas 4-5 colheres de sopa de açúcar sobre eles. Espere cerca de 40 minutos a 1 hora, depois escorra a água que se formou e seque bem os morangos. Bata o chantilly bem gelado e misture com os morangos picados.

Para a cobertura e decoração:
Monte o bolo: corte a massa já fria em 3 partes e molhe cada uma com uma calda de sua preferência (eu gosto de usar leite com açúcar). Forre um plástico grande na própria forma onde o bolo foi assado (isso é para ajudar a desenformar o bolo depois). Coloque uma parte da massa por cima deste plástico e despeje o recheio de chocolate branco. Espalhe bem e coloque outra parte da massa. Agora coloque o recheio de morangos com chantilly. Cubra com a terceira parte da massa e feche o plástico, de modo a proteger o bolo (se o plástico não der para cobrir, use papel alumínio). Leve para gelar até o dia seguinte (mínimo de 6 horas).
Decorrido o tempo, bata o chantilly bem gelado conforme instruções da embalagem e reserve. Desenforme o bolo já no prato de servir, retire o plástico e espalhe uma generosa camada de chantilly, cobrindo todo o bolo. Confeite como desejar - eu usei bico folha nas laterais, depois usei o bico 107 Wilton para fazer pequenas flores ao redor do topo do bolo e também uma "linha" que o dividia em 2 partes. Preenchi uma das partes com os morangos mais bonitos que havia reservado e a outra metade com raspas de chocolate branco. Sobre cada florzinha, coloque 1 gotinha de chocolate.
Leve à geladeira até o momento de servir.


Dicas:

Quem acompanha meu blog, sabe que há tempos venho tentando descobrir uma maneira de usar morangos nos bolos sem que fiquem rapidamente encharcados por causa da água que soltam. Na última receita com morangos que postei aqui, falei sobre o truque do açúcar que realmente dá certo, mas que não é 100%. Além de usar essa dica, usei também essa outra que a Izabel me passou: lavar os morangos em água corrente não é bom, pois eles vão absorver mais água ainda. O ideal é lavá-los com álcool de cereais, produto encontrado em casas de festas, de produtos naturais e farmácias.
Acontece que por aqui não achei o tal álcool... aí resolvi lavar os morangos com água mesmo, mas um por um, com um pano bem limpo. Dá um trabalhão, mas que compensa porque no final das contas o bolo não encharcou, os morangos ficaram mais bonitos e a durabilidade foi maior.
Para o recheio, prefira os morangos menos maduros!
Não me canso de falar que a qualidade do seu bolo vai depender de você usar bons ingredientes. Então, nada de chocolate branco ruim! Eu prefiro perder beleza do que qualidade. Veja que as raspas de chocolate branco no topo do bolo não estão perfeitas, isso porque não usei chocolate fracionado/hidrogenado no preparo do bolo e nem na decoração. E quem mexe com chocolate nobre sabe como é difícil fazer raspas com ele... mas estou praticando!!
A quantidade de chantilly que usei foi aproximada porque na verdade eu não medi. Bati uma caixa de 1 litro e fui usando conforme queria. Usei o da marca Hulalá "oro", especial para decorar (como o bolo ia ficar muitas horas fora de geladeira, resolvi usar o mais resistente).

3 comentários:

  1. Lindo e uma perdição!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!