sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Massa Especial para Salgados Assados



Um dia desses assisti um vídeo de um curso de salgadinhos finos lá no Eduk. Esse foi grátis! Vale a pena dar uma olhada, rolam uns cursos legais por lá. O problema é que é ao vivo, se você não estiver online naquele horário já era. No dia desse curso, consegui assistir algumas partes dele e peguei essa receita básica de massas de salgados assados que é excelente, além de dicas preciosas da culinarista Janaína Barnazelli.

Ingredientes:

500 gramas de farinha trigo
10 gramas de sal
20 gramas de açúcar
50 gramas margarina culinária (usei Qualy, a margarina deve ter alto teor de lipídios)
10 gramas de leite em pó integral
1 ovo inteiro
30 gramas de fermento biológico fresco (ou 10 gramas do granulado seco)
250 mL aproximadamente de água (gelada se estiver mto quente, ou em temperatura ambiente em dias mais frios)

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes e sovar até desgrudar das mãos (cerca de 10 minutos). A água deve ser colocada aos poucos (já fiz 2 vezes e não cheguei a usar tudo),  com cuidado para não ter que adicionar mais farinha. Quando a massa estiver dando liga, pare de colocar a água. E por mais vontade que você tenha, não coloque mais farinha! Essa foi uma dica preciosa que aprendi por lá: a massa fica toda grudenta mesmo, enquanto você for sovando, ela vai desgrudando das suas mãos. Se você colocar mais farinha, irá "desequilibrar" as proporções e a massa ficará dura, pesada. Vá sovando que ela vai desgrudar!
Quando a massa já estiver desgrudando das mãos, unte uma superfície com azeite - isso mesmo, azeite! O azeite não deixa a massa grudar nem no rolo e nem na superfície! Colocar farinha vai te levar ao mesmo problema acima (excesso de farinha).
Se você for fazer salgadinhos pequenos, use uma balança e separe porções de 15 gramas de massa para cada um. Boleie cada porção - após bolear, a massa deve "subir" quando pressionada pelos seus dedos, ao invés de achatar. Se for fazer salgados maiores, como eu fiz, separe a porção desejada e não deixe de bolear também. Fiz em 8 porções.
Deixe as porções descansarem cobertas por um saco plástico (o saco plástico funciona melhor do que o famoso pano de prato! O pano tem furinhos e acaba por ressecar a massa, além de facilitar o escape dos gases - o que não se deseja nesse caso). O tempo é variável, depende de como vai estar a temperatura no dia que você fizer. Espere dobrar de volume.
Abra cada porção, recheie a gosto (use sempre um recheio já frio), feche apertando bem. Pincele com gema e leve para assar em forno pré-aquecido. Essa massa assa bem rápido, fique de olho!

Dicas:
Além dessas dicas, tem mais: se você tiver e quiser usar melhorador de farinha, pode colocar 5 gramas. O mesmo vale para antimofo e lecitina de soja (recomendado para quem faz para vender).
Não precisa untar a forma!
A água tem que estar fria sim, e não morna como a gente sempre vê o povo falando por aí. O negócio é o seguinte: o fermento precisa começar a agir na hora que a massa estiver descansando, não na hora que você já estiver sovando. É o calor das suas mãos que vai fazer com que a massa aqueça e o fermento possa agir. E para a massa ficar perfeita, isso precisa acontecer no momento certo.
Para essa receita é fundamental usar uma balança de cozinha. Precisão é tudo!

61 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso! Amo essas coisas. Ainda mais quando são fáceis de preparar...

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito da receita mas gostaria de saber se o antimofo altera o sabor da massa!!! grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi César! Olha, posso responder apenas pelo melhorador de farinha que foi a única coisa que já acrescentei e isso não alterou o sabor de forma alguma. A chef responsável pela receita garantiu que não influencia, mas como eu nunca usei antimofo, não posso afirmar 100% ok?

      Excluir
  3. Por favor ,gostaria de saber se pode substituir a margarina por óleo de soja.Obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alan, olha, não recomendo alterar nenhum dos ingredientes dessa receita, ok? Ela fica super certinha se devidamente respeitada, não garanto nada se alterar ingredientes!

      Excluir
  4. Eu fiz ficou uma delícia!!!!!!Maravilhoso!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia!
    Essa massa dura quantos dias sem antimofo? Posso congelar? Se puder, por quanto tempo?
    Obrigada
    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, eu não gosto de congelar praticamente nada, então não posso lhe responder porque nunca fiz. Sem antimofo, a massa já assada dura aproximadamente 5 dias. Mas as condições variam com o clima (depende de onde você mora), se estiver muito quente, dura no máximo 3 dias.

      Excluir
  6. obrigada Karen, irei fazer tava mesmo procurando uma receita dessas.
    anteciosamente.
    Socorro

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Karen. Gostaria de saber quanto você uso do melhorador de farinha pra esta receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Eu sigo as instruções da embalagem do melhorador. Se não me engano (não tenho nenhum pacotinho em casa agora para conferir), são 10 gramas de melhorador para cada 1 quilo de farinha. Nessa receita que vai meio quilo de farinha, você vai usar 5 gramas. Confira na embalagem, ok? bjo.

      Excluir
  8. Oi Karen,amei seu blog,e essa receita nem se fala, brevemente irei faze-la e depois volto para falar como ficou,obrigada por postar seus conhecimentos,beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ah,não tinha visto que a receita era da Janaína Barzanelli, tenho algulmas receitas dela dos cursos da EDUK, podemos trocar figurinhas rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosemary, que bom que vc gostou do blog! Fico feliz!
      Eu adoro os cursos da Janaína, tenho assistir todos, mas nem sempre tenho tempo.
      As receitas dela nunca falham!
      Depois volta aqui para me contar como ficou.
      bjo

      Excluir
  10. Vou tentar fazer tomara que de certo pois pretendo vender

    ResponderExcluir
  11. OLÁ KAREN BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO ESTE MELHORADOR DE MASSA POIS JÁ PROCUREI EM PADARIAS QUE ME FALARAM MAS NUNCA SOUBE PRA QUE ELE SERVE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, tudo bem? Ele é difícil de achar mesmo. Onde vc mora? Eu moro em Niterói-RJ e encontro ocasionalmente na rede de supermercado Pão de Açúcar. Em padaria não tem mesmo. Eu compro da marca Fleischmann, olha o link dele aqui:
      http://www.paodeacucar.com.br/produto/286370/melhorador-de-farinha-para-paes-fleischmann-10g

      Ele serve para deixar o pão mais macio e também aumenta a durabilidade!

      Excluir
  12. ola karen gostaria de saber como faço para fazer joelho de queijo e presunto pre assado e ostros de fornos tambem pre assados desde ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marinalva! Então, eu nunca fiz salgados pré-assados. Mas se vc quer adiantar o trabalho, eu sugiro que vc coloque-os para assar e desligue o forno quando ainda estiverem beeem branquinhos, porém com aspecto de assado já. Assim vc pode deixar na geladeira, ou até mesmo congelar. Depois, quando você for servir o salgado, é só religar o forno e deixar dourar lá até dourar. Mas volto a falar que eu nunca testei isso, ok? É só um palpite! Boa sorte!

      Excluir
  13. OLÁ BOA NOITE,OBRIGADO PELA RECEITA PELO Q VI E BEM SIMPLES,GOSTARIA DE PERGUNTAR SE POSSO FAZER JOELHO DE QUEIJO E PRESUNTO COM A MASSA????NO AGUARDO OBRIGADA PELA RECEITA E AS DICAS BOA NOITE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, pode fazer sim. Desculpe a demora para responder, tenho andado muito ocupada.
      Bjos

      Excluir
    2. Oi boa noite? Aqui é o Romero, poderia me informar si pode usar melhorador de farinha para fazer salgados assados tipo esfirra!!?
      Obrigado e boa noite.

      Excluir
  14. Olá minha amiga, depois do salgado modelado tenho que colocar pra crescer novamente antes de assar, e qual temperatura o forno tem que estar para assar?
    Há como posso modelar joelho sem que saia o presunto e queijo ?
    Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thata, quando você colocar o recheio, já leva para o forno e não deixa crescer novamente não!
      Sobre a temperatura do forno, isso é bem relativo, vai depender muito do seu aparelho. Eu coloco em 220 graus, mas sei que na verdade a temperatura real não é essa! Deixe a chama média que dá certo!
      bjs :-)

      Excluir
  15. Uma verdadeira delicia!! obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber como se faz para o queijo e o presunto não sair na hora de assar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fechar a massa muuuito bem ao modelar e não pode deixá-la tão fininha ao abrir. Os meus salgados as vezes abrem também (e olha que já fiz várias vezes) rs :-)

      Excluir
  17. Gostaria de saber para fazer enroladinho(ou joelho) presunto, para vender em lanchonete, devo usar a lecitina em pó ou seria melhor o melhorador de farinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, vou dar uma opinião amadora: acho que para vender, o ideal seria colocar ambos. Explico: a lecitina, além de ajudar a conservar, melhora a massa, que em conjunto com o melhorador, faz com que a massa fique mais macia e tenha mantenha textura de "produto fresco" por mais tempo. Porém, se você usa uma farinha especial para pães, não será necessário colocar o melhorador, apenas a lecitina para atuar como conservante.

      Excluir
  18. Estou fazendo a sua receita conforme você explicou, com farinha comum. Estarei adquirindo a lecitina e a farinha especial para pães. Depois te passo o feedback do resultado. Por enquanto já esta boa essa massa, vamos ver se fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Karen,também assisti e esta aula da massa de salgados assados.
    Tem 2 ingredientes que talvez vc esqueceu ou não quis usar que são: lecetina de soja granulada e a glicose branca que realmente faz uma grande diferenca no produto final
    Abraço e parabéns por compartilhar esta informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A lecitina eu lembro de ter visto e até comentei sobre lá na receita (veja em "dicas"). Mas sobre a glicose branca eu não sabia! Obrigada pela dica! beijos

      Excluir
  20. Olá Kate,tudo bem? Sua receita e agradabilíssima só de ler, imagino o sabor. Por gentileza me responda a funcao do leite em pó na massa de ASSADOS .ABRSCOS E OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comigo tudo bem e com vc?
      Olha, eu acredito que seja para dar melhorar a textura da massa (deixar mais macia) e também para dar liga!
      Abraços!

      Excluir
    2. Muito obrigado pela sua ajuda. Jesus te abençoe,Abraços .

      Excluir
  21. Bom dia td bem karen? Me ajude por favor. O açúcar ideal para massas de assados e o cristalizado ou refinado ? Qual a temperatura ideal para manter as massas de assados e frituras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu prefiro açúcar refinado, mas acredito que para assados o açúcar cristal possa ser usado sem problemas.
      Para manter os salgados já fritos e/ou assados, o ideal é que fiquem acima de 60ºC ou abaixo de 10ºC na geladeira. Pode congelar também.
      Bjs

      Excluir
  22. Olá! Karen, mais uma vez muito obrigado por sua valorosa ajuda. Feliz natal e prospero ano novo.

    ResponderExcluir
  23. Olá karen, tudo bem? Karen, eu sou um perfeccionista creio eu, estou em busca da receita de uma massa de assados que se há, saborosa e macia . Hoje experimentei o melhorador de farinha com grande expectativa mas infelizmente a macia não ficou macia pelo contrário amiga, ficou mais resistente . Me ajude por favor, obrigado e um abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha, tem tanta coisa que pode estar influenciando na sua massa... o tipo de farinha de trigo, o tipo de gordura, tempo de sova, tipo de fermento...! São inúmeras as variantes. Eu gosto bastante dessa receita, que pena que para você não tenha funcionado. Faz bastante tempo desde que postei essa receita. Tenho evitado o melhorador e preferido utilizar farinhas importadas, assim como sovar na batedeira. Tenho conseguido bons resultados, mas sou amadora, testo o que leio e vou aprimorando. Espero que vc consiga sua massa perfeita :-)

      Excluir
  24. Me perdoe karen, primeiro pelos erros gráficos e depois por me expressar mal e não me fazer entender. A sua receita e um sucesso ! Minha esposa já fez várias vezes e ficou ótima ! Na verdade minha decepção com outra massa para assados que ainda não acertei o ponto. Compreendi as suas colocações e como sempre , muito sábias . Ainda contando com a sua gentileza, poderia me dizer um fabricante de farinha e de melhorador que vc indicaria? Muito obrigado e um forte abraço amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Imagina, não precisa se desculpar. Demorei para responder, pois estava viajando.
      Bom, o melhorador eu só conheço o de uma marca, o da Fleischmann. Agora, farinha tem várias! Gosto muito da Mirella orgânica, Anaconda e de algumas importadas como 5stagioni e Molisana. Se vc vai encontrar com facilidade ou não, isso depende de onde você mora! Boa sorte!

      Excluir
  25. Bom dia, Karen !!! Desde já te agradeço a sua atenção e gentileza de sempre e pela sua ajuda, lhe sou muito grato . Se possível for, mais uma vez gostaria de sua ajuda . Uso 100.m.l , de óleo em minha receita de assado, para substituir por manteiga, qual a medida adequada, da manteiga? E se nesta mudança do óleo pela manteiga e necessário outro ingrediente, como a água ? Mais uma vez te agradeço e te desejo um feliz ano novo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Os 100 mL de óleo que você usa é onde? Não entendi o "assado". Seria uma massa? Recheio? Para substituir, vai depender do que é. :-)

      Excluir
  26. Olá bom dia !!! Tudo bem? É a massa para os salgados assados . Uso 100 m.l e gostaria de usar a manteiga no lugar do óleo. Gostaria de saber a sua opinião sobre , usar a manteiga, e a proporcao da manteiga para substituir estes 100 m.l de óleo. Agradeço a sua gentileza de sempre . Abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, eu vou bem e você?
      Olha, nesse receita especificamente aqui do blog, não vai óleo. Tenho outras receitas de massas que levam óleo, mas não é o caso desta.
      Mesmo assim, vou tentar dar uma opinião, pois pelo que entendi, você faz uma receita com óleo e quer trocar por manteiga. A manteiga não possui apenas lipídio em sua composição, como é o caso do óleo. Nesse caso, eu colocaria um pouco mais de manteiga. Acredito que 100 mL de óleo seja um pouco menos de meia xícara de chá. Então eu substituiria por um pouco mais de 1/2 xícara de chá de manteiga (em pasta), talvez uns 2/3 da xícara.
      Muito provavelmente vai alterar um pouco a textura da massa, mas eu nunca fiz isso pra te contar minha experiência. Eu sei que, em bolos, o óleo deixa a massa mais fofinha, mais leve. Porém, o sabor com a manteiga fica melhor.
      Quando fizer, conta pra gente :-)

      Excluir
  27. Boa tarde! Muito bem obrigado. Vou fazer esta experiência e te informo os resultados . Muito obrigado por sua ajuda, tem sido de grande importância . Deus abençoe .

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde karen . Td Bem? Não fiz a experiência da troca do óleo pela manteiga .rsrs . Mas gostaria de usufruir de seus conhecimento se permitir . Estou tendo dificuldades em adquirir a lecitina, aqui em Juiz de fora. O emulsificante pode substituir ?
    Desde já lhe agradeço. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou bem, muito ocupada por esses dias, por isso a demora em responder. Desculpe. E você, como vai?
      Infelizmente não conheço um bom substituto. Mas já tentou comprar pela internet. Hoje em dia consegue-se tudo online! Dá uma olhada!
      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  29. Bom dia, karen! Obrigado, vou seguir o seu conselho. Bom dia!

    ResponderExcluir
  30. Olá!! Tudo bem? Eu trabalho com salgado assado pra venda ...mas preciso entrega-los congelados .porém , nao consigo um bom resultado depois que elas congelam .nao fica lisinho...fica com aspecto de enrugados...onde posso estar errando? Desde ja, obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem comigo e com você?
      Então, eu não faço profissionalmente... porém, já vi isso acontecendo com outras pessoas. As respostas que achei para isso era passar ovo batido com um pouquinho de água na massa antes do pré-crescimento de forno (antes daquele tempo de dobrar/triplicar o volume para poder assar) e depois passar novamente o ovo, imediatamente antes de assar. Outra dica é deixar esfriar sem vento e usar forno sem convecção. Tenta essas dicas!

      Excluir
  31. Olá! Tudo bem comigo e com você?
    Então, eu não faço profissionalmente... porém, já vi isso acontecendo com outras pessoas. As respostas que achei para isso era passar ovo batido com um pouquinho de água na massa antes do pré-crescimento de forno (antes daquele tempo de dobrar/triplicar o volume para poder assar) e depois passar novamente o ovo, imediatamente antes de assar. Outra dica é deixar esfriar sem vento e usar forno sem convecção. Tenta essas dicas!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!