terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bolo de Baunilha com Gotas de Chocolate


Estou tão atarefada que aqui em casa nem andam aparecendo quitutes novos para postar no blog. Com faculdade, aniversário do filho e mais um monte de mudanças na nossa rotina alimentar, o que antes era constante agora se tornou ocasional. Comecei a fazer mais bolos simples como esse de hoje por essas razões e por mais uma: tentar introduzir bolos na dieta do meu filho, que tem muita resistência ao novo. Essa receita eu achei o máximo - o bolo fica muito fofinho e não precisa de batedeira e nem liquidificador! Olha que fácil! Tudo que você vai sujar é uma tigela e um batedor (ou colher de pau, se você não tiver um).
Fonte: Panelaterapia

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de leite morno
1/3 xícara (chá) de óleo (eu usei óleo de girassol)
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de gotinhas de chocolate

Modo de preparo:

Numa tigela, quebre os ovos, bata bem, coloque o óleo e o leite e misture mais um pouco. Junte então os ingredientes secos (eu peneiro todos) e vá misturando com o batedor, deixando o fermento e as gotinhas por último. Despeje a massa sobre uma forma preparada (untada e enfarinhada) e leve para assar em forno preaquecido até passar no teste do palito.

Dicas:

Essa massa fica mais densa e isso ajuda as gotinhas de chocolate a não descerem para o fundo da forma. Se você colocar essas gotinhas numa massa muito líquida, o resultado não fica bom - elas afundam e grudam no fundo.
Ao invés dessas gotinhas, você pode acrescentar o que quiser - amêndoas, castanhas, etc.
Eu quase nunca faço a receita inteira que posto no blog, pois gosto de comer bolo fresquinho e aqui em casa somos poucos. Prefiro fazer a mesma receita mais vezes do que aquele bolão enorme que depois fica seco e duro sobrando em casa. Esse da foto é a metade da receita que postei, deu uma forma de bolo inglês e ficou baixinho. A receita toda não rende muito não.

2 comentários:

Eu comentaria isso!