segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Bolo de Laranja (feito com casca!)



Gente, prometo voltar com força total em dezembro e janeiro. Mas agora tá trash, fim de período de faculdade é phoda. Vi a receita desse bolo lá no Panelaterapia e apesar de encantar-me com a facilidade, fiquei receosa porque vi que a laranja vai inteira, com casca e tudo. Logo pensei: mas não vai amargar? Lendo os comentários e as considerações da Tati, confiei e fui fazer. Não gente, não amarga (desde que você siga as instruções de retirar a parte branca da laranja, assim como as sementes). Além disso, o gosto da laranja fica bem pronunciado, o que não acontece quando o bolo é feito apenas com o suco. Vale muito a pena fazer!

Ingredientes:

1 laranja inteira (corte em 4, retire a parte branca do meio e as sementes com a ajuda de uma faca)
1 copo de óleo (use um óleo de sabor neutro, como o de canola, por exemplo)
3 ovos
1 e 1/2 copo de açúcar
1 e 1/2 copo de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata a laranja com os ovos e o óleo no liquidificador. Junte o açúcar, bata bem e depois junte a farinha. Por último, acrescente o fermento e bata só para misturar. Despeje numa forma untada e enfarinhada, forno preaquecido (180ºC) e leve para assar até passar no teste do palito (no meu forno, foram 40 minutos). Espere esfriar um pouquinho e desenforme.

Dicas:
O copo usado tem 200 mL.
A Tati avisa que se o seu liquidificador for "capenga", você não deve bater tudo nele não, bata apenas a laranja com os ovos e o óleo e misture manualmente os ingredientes secos. Eu tenho um liquidificador muito bom, mas prefiro sempre misturar manualmente a farinha e o fermento (e sempre peneirados).
Eu usei laranja pera comum. A laranja bahia também serve para esse bolo, mas não vá usar laranja lima porque senão seu bolo de laranja não vai ter o gosto pronunciado não.
Se você quiser, pode jogar uma caldinha por cima do bolo quente: para meia xícara de chá de açúcar de confeiteiro, esprema um pouco de suco de laranja por cima até ficar uma caldinha que dê para espalhar por cima do bolo. Decore com raspas de laranja. Fica delícia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!